O ser humano possui necessidades multifacetadas. O atendimento ao curso de vida tem na integralidade do mesmo a sua principal prerrogativa. Nesse contexto, o entendimento do papel do bacharel em Gerontologia ganha contornos didáticos. Não somente em um cenário de crise como também na “normatividade” cotidiana, a atenção ao idoso requer a reunião interdisciplinar de ações contemplativas à multideterminação da realidade vivenciada pelo mesmo, não somente em caráter individual, caso a caso, como também em uma abordagem grupal e populacional.
A conquista do dia 24 de março, marco da formação da primeira turma de gerontólogos do Brasil, é um símbolo de um projeto. O gestor da atenção ao envelhecimento e velhice em diferente níveis contribui com a rede de atendimento multi e interprofissional. Sua generalidade, fomentada pela articulação teórica biopsicossociocultural, garante que o gerontólogo caminhe por diversas áreas do conhecimento e dialogue com os demais profissionais atuantes no envelhecimento para que “viver mais” possa significar “viver melhor”.
Em onze anos de existência, grandes conquistas foram concretizadas. Atuação nos setores público e privados, representação junto a Conselhos, empreendimentos, consultorias, entre outros, representam a materialização da articulação gerontológica no contexto laboral. No entanto, o desafio continua. Lutamos pela regulamentação da profissional de Gerontólogo. Lutamos para a criação de mais espaços de trabalho. Lutamos para estarmos e sermos cada vez mais legitimados e visualizados no cotidiano. Parafraseando, “a atenção gerontológica é um projeto de nação, no qual pensamos no destino que queremos dar à espécie humana de uma forma mais complexa e integral”.
Desejamos que a Associação Brasileira de Gerontologia, entre outras coisas, seja uma entidade cada vez mais digna e legítima da representação do bacharel em Gerontologia e de apoio aos associados de outras categorias. Estamos construindo a história, diariamente, deste projeto de nação.
Parabéns, gerontólogos. Este dia é de vocês.