“O Desastre e o Caos Velado: o enfrentamento individual, interpessoal e coletivo de idosos e familiares”, de Aline Silveira Viana, faz parte da Série Prêmio de Estudantes da Rede WATERLAT-GOBACIT, uma rede dedicada à pesquisa, ensino e ação prática em relação com a política e a gestão da água. A publicação é resultado da dissertação de mestrado da autora, com o título “Idoso, família e desastres: uma discussão na interface da sociologia e gerontologia a partir da análise do caso de Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil”, resultado do seu Mestrado em Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo. A dissertação foi ganhadora da Edição 2016 do Prêmio.
Segundo o próprio site da rede Waterat, o livro oferece uma contribuição crítica e de qualidade, enfocada desde a perspectiva das ciências sociais, aos problemas de política e gestão dos desastres no Brasil, colocando o foco sobre os impactos que atingem à população idosa. Os achados, conclusões e reflexões apresentados no trabalho constituem um aporte importante para os debates sobre este tema, que têm alta relevância no plano internacional.
Aline Viana é gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda, possui formação complementar pela Johns Hopkins University (EUA), University of Pennsylvania (EUA), FLACSO (ARG), entre outras instituições. Possui publicações de artigos, livros, capítulos de livro e de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, Aline é membro da Rede internacional WATERLAT-GOBACIT e da Associação Brasileira de Gerontologia.
Você o encontra o e-book O Desastre e o Caos Velado: o enfrentamento individual, interpessoal e coletivo de idosos e familiares CLICANDO AQUI.
Boa leitura!