NOTA DE REPÚDIO | 28 de março de 2021

A Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, com o apoio de outras entidades representativas das pessoas que se dedicam à população idosa vem por meio desta Nota Pública de Repúdio, manifestar sua indignação frente a uma manifestação da deputada estadual Janaína Pachoal (PSL-SP), nesta data, por meio de sua rede social, que sugere a escolha a quem destinar os recursos para manutenção da vida dos acometidos pela COVID-19, utilizando o critério idade.

Gostaríamos de enfatizar que esta mensagem, referente à preferência dos recursos para pessoa mais jovem, em detrimento ao que seria destinado à pessoa idosa, vai na direção contrária à solidariedade intergeracional, e nega o principal papel do Estado, de acordo com a Constituição que o rege, que é assegurar a garantia de direitos, sendo o direito máximo Direito à Vida e à Dignidade da pessoa humana. Nós, como profissionais que atuam com as diversas dimensões da área do envelhecimento humano, entendemos que a situação mundial de pandemia pelo Coronavírus exige esforços coletivos em prol da preservação da vida direcionados a oferecer condições para que todas as vidas sejam preservadas, independentemente da idade.

Na mensagem da deputada parece que ela se esqueceu das milhares de famílias que dependem unicamente da renda dos idosos, sendo que muitas já foram atingidas pela morte dos mais velhos no início da pandemia, o que tem causado dor e sofrimento irreparáveis. Sugerimos que, ao invés de a deputada clamar pela disputa por recursos que clame por vacina e recursos para todos, o que teria sido a solução, se não tivéssemos a necropolítica implantada em nosso país.

Uma sociedade que não valoriza os seus velhos é uma sociedade sem estrutura e história.

Associação Brasileira de Gerontologia – ABG

Apoios: