NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO – 02/2020

WhatsApp Image 2020 03 28 at 11.05.57 WhatsApp Image 2020 03 28 at 11.05.58 WhatsApp Image 2020 03 28 at 11.05.58 3  WhatsApp Image 2020 03 28 at 11.05.59 1 WhatsApp Image 2020 03 28 at 11.05.58 2

A Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) repudia as manifestações que têm sido veiculadas colocando os idosos como alvo de brincadeiras e piadas. Podem parecer formas descontraídas para convencer o grupo 60+ a aderir ao isolamento. No entanto, fica o nosso alerta sobre o preconceito implícito e explícito nas mensagens. Estas brincadeiras aparentemente inofensivas revelam o preconceito etário (ou ageismo, do inglês) = forte preconceito e discriminação contra pessoas idosas (PALMORE, 2004).

Apesar de ser imperativo manter o isolamento para a superação da pandemia, a discriminação etária não deve ser o preço para o atingimento da mesma. Diversos “memes” e postagens reforçam mitos e estereótipos contra pessoas idosas, como velho teimoso, velho como ônus social e a infantilização da velhice. Até mesmo o uso do “véio” reforça a ideia corriqueira depreciativa do termo velho, atrapalhando os esforços para a mudança cultural que promova o respeito à pessoa idosa.

A ABG, como entidade representativa de gerontólogos e outros profissionais que atuam com o envelhecimento brasileiro, repudia veementemente os conteúdos veiculados nas redes sociais. Uma nação envelhescente não pode tolerar que a velhice, realidade já presente no cotidiano, seja alvo de “brincadeiras” depreciativas, assim como de discriminação.

#eunãoreplicomemescontraidosos

Posted in Uncategorized.